Novo tipo de seguro é 30% mais barato que o convencional e será ofertado pela Azul.

O Seguro Auto Popular, uma espécie de seguro mais barato de veículos no Brasil, que foi regulamento em abril, está bastante próximo de virar realidade. Após algumas mudanças nas regras, é esperado que esta modalidade comece a ser oferecida ainda neste mês de dezembro, sendo que a Azul deve ser a primeira a oferecer o produto.

Um dos principais destaques do Seguro Auto Popular é o preço em conta: tal modalidade pode ser até 30% mais barata que a tradicional. Com a tendência de adesão em massa a tal seguro, outras empresas já se mostram interessadas na oferta de tal produto.

O preço menor desse seguro é resultado, em grande parte, da utilização de peças originadas de desmanches regularizados ou até mesmo as chamadas “peças genéricas”, que são feitas levando em consideração as mesmas especificações das originais. A exceção quanto a “peças genéricas” está justamente nos itens de segurança do automóvel.

Em relação ao Seguro Auto Popular oferecido pela Azul, saiba que o mesmo é destinado apenas aos veículos com, pelo menos, 5 anos. Esse é um pedido das seguradoras, haja vista as fabricantes oferecerem garantias para as principais peças do automóvel por até 5 anos.

Como já destacado, o Seguro Auto Popular teve mudanças nas regras recentemente. Com isso, a nova edição desta modalidade optou por aliviar os custos na parte dos consertos e peças de reposição, sendo que anteriormente eram retiradas as coberturas para baixar o preço do seguro.

Como destacado anteriormente nesta matéria, em contrapartida aos seguros tradicionais, nesta modalidade é permitido o conserto através de peças usadas ou recondicionadas, sendo que as mesmas devem ser obtidas através de empresas de desmontagem devidamente credenciadas por meio da lei 12.977.

Outra mudança importante nas regras do Seguro Auto Popular diz respeito à cobertura mínima que deverá ter indenização por danos causados ao veículo por colisão, sendo que os danos parciais também deverão ser incluídos no pacote. Dessa forma, pacotes com apenas a indenização estão vetados.

Além disso, da mesma forma que no modelo de 2005 do Seguro Auto Popular, também é possível escolher uma indenização por valor determinado. Portanto, o cliente pode optar por um número estipulado na hora do contrato. O cliente não fica restrito apenas a esta opção, pois a modalidade mais comum nos seguros normais, aquela que leva em consideração o valor de mercado, também estará disponível.

Por Bruno Henrique


Dispositivo permite o armazenamento de informações de veículos automotores.

A cada dia que passa o setor automotivo agrega mais tecnologia nos veículos automotores, afim de aperfeiçoar os itens de seguranças dos carros que são lançados no mercado. É nessa perspectiva que um conjunto de estudantes da cidade de Joinville, no estado de Santa Catarina, desenvolveu mais uma inovação. Esta inovação nada mais é do que um dispositivo que tem o funcionamento muito similar ao das conhecidas caixas pretas das aeronaves, no caso da invenção deles, o dispositivo funciona como uma espécie de caixa preta, porém, para veículos automotores, a qual funciona por meio de uma conexão a um aplicativo de smartphone.

Através da utilização deste equipamento, os proprietários de veículos automotores conseguem acessar diversos dados relacionados aos veículos. Este dispositivo inovador foi batizado pelos estudantes com o nome de WITBox, sendo que quando em funcionamento, conectado ao smartphone e por meio da utilização de internet Wi-Fi, os proprietários dos veículos conseguem obter dados relevantes tais como o estado do sistema de freios do carro, velocidade, frenagem, pressão do acelerador, rotação do propulsor, erros do computador de bordo, bem como a geolocalização atualizada.

Para oferecer maior segurança, toda a rede é criptografada, porém, o sistema desta inovação possui algumas limitações, haja vista que a porta OBD-ll só pode ser utilizada e só está configurada para funcionar em veículos com ano de fabricação acima de 2012, mesmo tendo sido padronizada no país no ano de 2010.

Em breve, os criadores dessa inovação têm planos de inserir a função gráfico do tipo 3D do veículo, a fim de reproduzir informações a respeito de capotamento com quantidade de vezes, quando ocorreu o acidente, obstáculos, bem como colisão. A funcionalidade dessa criação é tão grande que é possível fazer o monitoramento até mesmo de outros condutores, fator este que contribuiria sobremaneira com as empresas que possuem frotas ou para as seguradoras no caso em que ocorra furto ou roubo.

Essa grande invenção foi criada pelos estudantes Alexandre Viebrantz, Eduardo Garcia e Lucas Casagrande, a fim de contribuir com os proprietários de veículos automotores e seguradoras. Esta inovação permitiu ao grupo de estudantes uma vaga em um concurso nacional de tecnologia, caso eles consigam vencê-lo garantiram o passaporte para participar da final deste evento nos Estados Unidos. Inicialmente a expectativa dos desenvolvedores é de que o WITBox comece a ser disponibilizado no mercado nacional a partir do ano de 2018.

Por Adriano Oliveira





CONTINUE NAVEGANDO: