Uso do cinto de segurança nem sempre foi obrigatório

Item de segurança começou a ser usado somente em 1958, mas como item opcional.

Assim como é difícil pensar em motociclistas e seus passageiros sob duas rodas sem o uso do capacete, é também estranho visualizar algum momento em que os cintos de segurança, hoje itens indispensáveis e obrigatórios para todos que se encontram dentro do veículo não foram usados ou seu uso era opcional.

Mas, foi somente no ano de 1949 que a empresa americana Nash passou a oferecer cintos de segurança como itens opcionais de série em seus veículos. Em 1955, a empresa Ford oferece aquele equipamento como opcional de fábrica, bem como em 1956, a mesma marca oferta os cintos de segurança nos assentos traseiros para uso dos passageiros do carro, mas também como opção dentro do pacote de segurança a ser adquirido junto à compra do carro, o pacote foi chamado de Lifeguard.

Foi somente no ano de 1958 que o cinto de segurança passou a ser incluído como padrão na fabricação dos modelos de carros da marca sueca Saab. Depois do lançamento do Saab GT 750 no New York Motor Show, é que o cinto de segurança comporia o rol dos equipamentos de série das marcas americanas e em grande parte das europeias.

Legalmente, em 1959, é que o congresso norte-americano aprova a lei que obriga a todos os automóveis de terem algumas regras de segurança em sua fabricação, o que incluiu a obrigatoriedade de conterem os cintos de segurança nesses veículos. Com isso, os norte-americanos Roger Griswold e Hugh DeHaven, ganharam a patente do primeiro cinto segurança de três pontos aprovado pelos padrões de segurança, modelo esse desenvolvido à forma de Nils Bohlin, da Volvo.

Em 1967, a empresa Volvo instalou cintos de segurança nos bancos traseiros de seus carros. Em seguida, em 1970, a primeira lei mundial referente à obrigatoriedade de uso de cintos de segurança em todos os automóveis foi posta em prática pelo estado de Victoria, na Austrália, mas ainda somente para o condutor e passageiro dianteiro do carro. Só em 1990, nos países da União Europeia, todos os novos ônibus que fazem viagens de longa distância passaram a ser equipados com cintos de segurança, inclusive para os seus passageiros. Atualmente, tem se discuto o uso de segurança nos comboios de trens urbanos, como é o caso do Japão.

O uso de cinto de segurança no Brasil é obrigatório por lei, seja pelos condutores, seja pelos passageiros do carro. Sujeito à lei e à aplicação de penalidade administrativa, não se trata apenas desse tipo de prejuízo, mas à suscetibilidade aos acidentes que podem ser fatais, sem o uso do cinto de segurança como item obrigatório desde os anos 80 no país.

Por Flávia Alves Figueirêdo Souza

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

The field is required.

Ver Comentários

  • tenho um caminhão mercedes mb1313 1970 ele tem cito 2 pontas so na cintura não estou encontrando algo pra recorrer da multa pois o guarda não viu no ombro e multou gostaria d ajuda sei q e original o cinto meu wathss 065 9 96943921

    Cancelar resposta

    Quer deixar um comentário?

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

    The field is required.

  • O uso obrigatório do cinto de segurança é recente. Mas em que ano foi incluído como item de serie nos carros brasileiros, apesar do uso não ser obrigatório? Quem poderia ajudar com esta informação?

    Cancelar resposta

    Quer deixar um comentário?

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

    The field is required.

Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.

Política de Cookies