Modelo é um SUV de tipo compacto e tem 3 versões, ou seja, o 4ALL; o 4YOU e o 4SPORT equipados com dois motores distintos e mais duas opções para transmissão, além de possuir maior tração.

Neste ano de 2018 a empresa japonesa de renome internacional Suzuki está comemorando 30 anos de um de seus melhores modelos, o Vitara. Depois de três décadas entre relançamentos mais ou menos bem sucedidos, agora surge o repaginado Suzuki Vitara 2018, que consiste em um SUV de tipo compacto e em mais três versões, ou seja, o 4ALL; o 4YOU e o 4SPORT equipados com dois motores distintos e mais duas opções para transmissão, além de possuir maior tração. Em solo brasileiro esta companhia atua por meio do grupo HPE, Ex-MMC. Os valores variam entre 79.590 e 114.990 reais.

Para começar a descrever os seus atributos, desde o design externo até os detalhes e funções mais específicas, segue a seguinte relação: possui sete Airbags, (duplos em algumas versões); equipado com rodas de liga leve de aro raio 16 e 17 polegadas, conforme a versão; aparelhado de uma nova multimídia de tela com 10 polegadas, suplementada por aplicativos; possui conectividade Wi-Fi; munido de ar-condicionado de ajuste automático; possui controles de tração e controles de estabilidade; munido de HD 16GB; chega ao mercado com tração AWD All Grip funcionando nos diversos padrões de terrenos; possui Start & Stop; equipado com câmera de ré e o sensor de estacionamento; possui o Isofix; função do controle de descida; possui faróis de LED suplementados por LEDs diurnos; equipado com sensores de chuva e sensor crepuscular; vem com um tipo de retrovisor eletrocrômico; os seus pedais são todos em alumínio e a função de ajuste de altura nos faróis, que é automática.

Com relação aos atributos mais exteriores, este veículo possui as seguintes dimensões: são 4,17 metros em seu comprimento; 2,50 metros que constituem o entre eixos; é um SUV que pesa em torno de 1.115 kg a 1.235 kg; ampliado com capacidade de 375 litros em seu porta-malas, ajustável para mais 1.120 litros; o tanque possui capacidade para 47 litros; equipado com um modo de suspensão traseira de tipo eixo de torção, munido de uma barra razoavelmente deformada, consequência do eixo Cardã, presente na versão AllGrip.

Em termos de mecânica e potência, Suzuki Vitara 2018 está aparelhado de um motor 1.6 16V DVVT, que roda a gasolina e apresenta o desempenho final de 126 CV a 6.000 RPM, com 16,7 KGFM em 4.400 RPM; possui transmissão de dois tipos, ou seja, a manual com cinco marchas ou a automática munida de seis velocidades. No que toca à versão chamada 4SPORT, da linha do Suzuki Vitara de 2018, o crossover está equipado de um novo motor em 1.4 Boosterjet, turbinado e com injeção direta em gasolina, apresentando um desempenho de 146 CV em 5.500 RPM, com 23,5 KGFM variando entre 1.700 a 4.000 RPM; com um propulsor novo, também munido de opção manual ou automático nas seis velocidades escalares; possui sensores adicionais em seu para-choque dianteiro, indicando que se trata de um carro do tipo utilitário-esportivo, possivelmente estruturado e aparelhado com o novo sistema de segurança para alerta de Pré-colisão.

De acordo com os especialistas, o conjunto de motores segue na mesma série, sendo que o veículo chega ao Brasil com o já citado motor 1.6 litro Flex de 126 CV e 16,7 KGFM, de câmbio manual com cinco velocidades, além da opção do automático de seis marchas, apresentando um desempenho de 1.4 litro turbo com gasolina em até 146 CV e mais 23,5 KGFM, na versão munida de transmissão automática em seis velocidades.

As versões e os valores seguem na relação abaixo:

O Suzuki Vitara 4All 1.6 MT, no valor de 79.590 reais;

O Suzuki Vitara 4All 1.6 AT, no valor de 85.590 reais;

O Suzuki Vitara 4You 1.6, no valor de 94.990 reais;

O Suzuki Vitara 4You 1.6 All Grip (4×4), no valor de 99.990 reais;

O Suzuki Vitara 4Sport 1.4 turbo, no valor de 109.490 reais;

O Suzuki Vitara 4Sport 1.4 turbo All Grip (4×4), no valor de 114.990 reais.

Por Paulo Henrique dos Santos

Suzuki Vitara 2018

Suzuki Vitara 2018


Modelo conta com significativas alterações nas áreas de conectividade e acabamento.

Entre as melhores marcas na indústria automobilística, a Suzuki conquistou significativa liderança em seus lançamentos. Está estreando neste início de ano o Jimny 2018, apresentado ao público consumidor repleto de significativas alterações no que tange à conectividade e acabamento. O compacto, em realidade, trata-se de um veículo utilitário de 4×4, produzido no município de Catalão, no Estado de Goiás, ou seja, um dos melhores SUVs elaborados pela marca japonesa, que a partir deste ano, todo incrementado, entra no mercado com valor inicial 67.490 reais.

Entre as alterações, todas positivas, neste modelo de jipinho, está a presença de um novo dispositivo de multimídia, munido tela de 7 polegadas, proporcionando o espelhamento conectivo dos smartphones com sistemas como: Android e iOS, possibilitando, além disso, a instalação dos demais acessórios atrelados a essa aparelhagem, entre eles: o dispositivo de câmera de ré e a TV digital.

Outros atributos novos e de alta categoria, que agora fazem parte do Suzuki Jimny 2018, estão a instalação de um quadro de instrumentos cujo design foi integralmente repaginado, portando, agora, melhor grafismo e alguns elementos prateados, contendo, também, um novo display multifuncional que indica o nível de combustível e a temperatura da água no motor; possui direção (volante) equipado com três raios e um desenho mais atraente, confortável e esportivo, com perfeito acabamento em couro na versão do 4Sport.

Ao longo do ano passado, 2017, o modelo Jimny atingiu um número de 1.344 unidades comercializadas, das quais, 146 ocorreram no mês de setembro. O número de emplacamentos chegou a 241 unidades até o mês de agosto de 2017. O compacto Jimny galgou a 29ª posição no importante ranking de seu próprio segmento, permanecendo, somente, 4 unidades adiante do modelo Suzuki Vitara. O atributo principal, central por assim dizer, está na potência de poder rodar 4×4 nos mais variados locais que configuram acesso dificultoso, já que este modelo está equipado com um preciso sistema de tração, que proporciona câmbios de potência, que podem ser acionados por meio de simples botão. Ao todo, há um conjunto de 15 combinações de tração, cuja força pode ser difundida em até 2WD, sendo que o motorista pode utilizar a sua tração traseira. É um veículo tanto para terrenos acidentados quanto para o perímetro urbano. Possui força de 4WD, em sua tração nas quatro rodas, complementada por mais 4WD-L, que duplica a potência de torque, possibilitando ao mesmo veículo transitar em Off-Road e com muito mais desenvoltura.

Está equipado, também, com dispositivo de ar-condicionado; possui direção hidráulica; munido de vidros elétricos e mais um sistema de áudio aparelhado para CD, USB e o Bluetooth; chega ao mercado com um motor de 1.3 16V, movido somente a gasolina, proporcionando um desempenho de 85 CV, chegando a 6.000 RPM e mais 11,2 KGFM em 4.100 RPM; com câmbio manual de cinco marchas.

Em relação às suas dimensões físicas mais externas o Jimny mede exatamente 3,64 metros em seu comprimento; 1,60 metros em sua largura; 1,70 metros em sua altura e mais 2,25 metros no seu Entre Eixos; ele pesa o total de 1.090 kg. Em termos de design, este novo Suzuki Jimny 2018, apesar de seu look mais quadrado, continua atraente, sobretudo pelo estilo da tomada de ar instalada sobre o capô; possui snorkel e molduras de tipo grafite em suas caixas de roda e em suas laterais; possui um porte imponente e robusto; está equipado com rodas de liga leve, com aro de raio em 15 polegadas, utilizando pneus do tipo 205-70 R15. Está munido de um raio de giro com 4,9 metros, possibilitando manobras mais seguras em diversos locais de estreita configuração; possui altura livre do solo de até 200 mm, além dos ângulos de entrada com 35º e ângulos de saída com 45º. As versões e preços seguem abaixo:

Jimny 4All, no valor de 68.890 reais;

Jimny 4Sport, no valor de 76.690 reais;

Jimny 4Work, no valor de 67.490;

Jimny 4Work Off Road, no valor de 75.290 reais.

Por Paulo Henrique dos Santos

Suzuki Jimny 2018

Suzuki Jimny 2018





CONTINUE NAVEGANDO: