Projeto foi criado pelos alunos para competir na \”Formula Student\”, competição entre universidades.

Muito já se discutiu sobre o futuro dos automóveis no que se refere aos movidos pela eletricidade. Indo além da consciência ecológica e ambiental, uma vez que estes não emitem poluentes na natureza, eles se mostraram muito eficientes no que diz respeito ao motor, com condução silenciosa, custos menores em manutenção e combustível, além de menos impostos e incentivos fiscais.

Agora, pode-se adicionar outro aspecto importante a essa lista de superações dele em relação aos carros tradicionais. Trinta alunos do Academic Motorsports Club Zurich (AMZ) provaram isso ao publicarem um vídeo mostrando um carro elétrico de corrida, apelidado por eles de Grimsel, acelerando dos zero a 100 quilômetros por hora num tempo de 1,513 segundos e percorrendo uma distância de 30 metros, estabelecendo assim um novo recorde mundial de aceleração em um curto espaço de tempo.

Até então, a marca era de 1,779 segundos, conquistada em 2015, por um outro carro elétrico que havia sido desenvolvido em Stuttgart, na University of Stuttgart.

Conforme divulgação, a equipe de alunos de Zurique criou o carro para a “Formula Student”, uma competição entre universidades em que os participantes precisam conceituar, desenhar e fabricar um veículo no formato dos apresentados na Fórmula 1. Não há intervenções profissionais nestes projetos, ou seja, ele é todo gerido e realizado pelos alunos.

Talvez este seja um dos fatos mais intrigantes, uma vez que normalmente se espera que grandes montadoras estejam por trás destes protótipos. Porém, os estudantes da ETH Zurich e da Lucerne University of Applied Sciences and Arts desenvolveram o projeto durante um curto período de um ano e já colecionam cinco veículos elétricos projetados pelo grupo.

Com novos padrões, sistema de direção elétrica excelente e com a combinação de materiais mais leves do que aqueles já usados até hoje, bem com utilização de fibra de carbono, o Grimsel foi finalizado pesando apenas 168 kg. Para comparação, o carro considerado mais leve é o Atom, da Ariel, pesando 520 quilos.

Além disso, o carro conta com tração nas quatro rodas. Para aliar a tecnologia a isso, um computador de bordo foi instalado e aplica o controle de tração para cada roda de forma individual, aumentando a perfomance do veículo na acelaração final. Ainda, o carro tem um conjunto de quatro motores elétricos que são capazes de gerar 200 hp e torque de 1700 Nm.

Ficou curioso para saber mais? Pois veja o vídeo abaixo. Vale como inspiração para o futuro que nos aguarda em relação aos carros movidos à eletricidade.

Kellen Kunz


Montadora surpreende com modelos elétricos mais bonitos que os carros convencionais

Quando você ouve falar sobre carros elétricos vem em sua cabeça o Toyota Prius ou algum carro asiático de tamanho minúsculo correto? Pois agora esse conceito irá mudar e drasticamente. Seria possível um carro elétrico ser mais rápido que um Nissan GT-R? Graças a uma incrível engenharia sem precedentes no mundo dos carros agora é bastante viável que carros elétricos tenham desempenho de modelos a combustão com motores V12 ou superiores.

A empresa foi originalmente criada por Marc Tarpenning e Martin Eberhard e eles tiveram um papel crucial para a Tesla Motors até o aparecimento de Elon Musk.

Tesla Roadster

Teve como primeiro modelo o icônico Tesla Roadster, que foi um carro bastante semelhante de aparência a carros da Lotus, mas com um desempenho de economia que chocou o mundo automobilístico. Esse carro conseguiu incríveis 57 quilômetros por litro, valendo ressaltar que esse valor foi convertido de carga energética para combustível comum.

Tesla Model X

Ainda existe o modelo SUV, o incrível Tesla Model X. Um carro com um design interessante e bastante atraente, além de uma força equivalente a motores V6 nos SUVs clássicos americanos.

Tesla Model 3

O Tesla Model 3 foi anunciado esse ano e já trouxe consigo uma legião de mais de 250 mil compradores, na famosa “pré-venda”. Com um design meio desportivo crossover, esse carro é uma verdadeira máquina. Com um design um tanto semelhante ao Porsche Cayenne, esse carro tem seu valor, mas vale bastante a pena para quem busca luxo sem igual e um desempenho de dar inveja em qualquer carro.

Tesla Model S

A joia da coroa da empresa é sem dúvida o Model Tesla S, um grande sedã de luxo que tem um visual parecido com modelos da italiana Maserati. Ele possui autonomia superior a qualquer outro veículo elétrico do mundo.

Esses carros ainda não são comercializados no Brasil com facilidade. As super baterias cada dia mais se tornam uma realidade constante, mais baratas e mais eficientes, além de pouparem o meio ambiente de uma degradação sem necessidade. Mesmo com uma mecânica barata, ainda não existem no país oficinas especializas nessa tecnologia de baterias autônomas de alta capacidade, além de no Brasil ainda não existir um público alvo. Você confere mais sobre preço, características, desempenho e outras informações AQUI.

Wendel Dias Quaresma


Modelo possui alta mobilidade e foi desenvolvido para funcionar 100% com energia elétrica.

Ótimas notícias para quem sonhar em ter seu carro importado, mas se sentia consumido pelo alto valor dos impostos embutidos na aquisição. Graças à medida que vigora desde de Outubro de 2015, os veículos de propulsão elétrica ou movidos a hidrogênio passam a ter isenção de pagamento do IPI (Imposto Por Importação) que antes era de 35%.

Lógico que essa mudança aquece a venda de importados, uma vez que as montadoras passam a ter a chance de ampliar seu portfólio de clientes. E a Kia não perdeu essa oportunidade de oferecer produto de qualidade a um mercado de potenciais clientes ávidos pela conquista de seu importado.

Com isso, a marca anunciou a venda do EV, uma nova versão do Soul, antigo modelo da marca. Já é sabido que o modelo terá uma pegada ecológica que tem sido muito aceita em épocas onde as pessoas estão mais atentas a ações que favoreçam a manutenção do meio ambiente, assim, o EV conta com grades dianteiras fechadas que não necessitam de refrigeração. Atenção também às rodas que recebem um desenho menos convencional e o acabamento interior possui revestimento em cores claras, como aconteceu com o Nissan Leaf e o Toyota Prius, a fim de consumir menos energia o carro possui os componentes tecnológicos produzidos em telas OLED.

Embora design não seja o ponto forte do EV, a mobilidade é o que o define. Desenvolvido para funcionamento 100% em energia elétrica, a ideia é reduzir a zero a emissão de poluentes. As características do carro apontam capacidade de atingir até 245km/h, torque de 29Kgfm e potencia de até 110cv.

Segurança também não passou despercebida pela Kia no desenvolvimento do EV que emite alerta sonoro quando o carro caminha em baixa velocidade, despertando a atenção dos pedestres.

A recarga completa da bateria é atingida com 24 horas com fonte de 120v. Já com fonte de 240v é possível atingir o total de carga em até cinco horas, entretanto consegue-se atingir 80% desta capacidade com recarga de 33 minutos.

A Kia ainda não informou data, tão pouco valores aos quais o modelo será vendido no Brasil, entretanto especialistas acreditam que o preço pode chegar até R$ 100.000,00.

Por Jaime Pargan

Kia EV

Kia EV

Fotos: Divulgação





CONTINUE NAVEGANDO: