Para quem acompanha de perto as notícias do setor automobilístico no Brasil já deve ter percebido que a Nissan estava precisando de algo que fosse um pouco diferente para impulsionar as vendas da marca por aqui, além de tirar um pouco da ociosidade que a fábrica de Resende, no estado do Rio de Janeiro, se encontrava entregue já que por lá só estavam saindo o Versa e o March. Com isso em mente, a montadora resolveu apostar nos SUVs compactos. O motivo é mais do que óbvio: Em um período de cinco anos esse segmento saltou de 2% para 10% no mercado nacional. Para encarar essas dificuldades e se sair bem, a marca lançou em 2016 o Kicks.
Ao que parece a Nissan está depositando muitas fichas na novidade. De acordo com as informações divulgadas até agora, o propósito é que sejam importadas do México no mínimo 3.000 unidades por mês, sendo que o modelo será disponibilizado primeiro em nosso mercado.
Para 2017, no mais tardar até o mês de março, a produção nacional já deve ter começado.
O Kicks chama a atenção por diversos aspectos. Na parte da frente vamos encontrar a grade cromada em formato V, uma “assinatura” em LED e faróis bastante avantajados.
O desenho do carro parece ter tido inspirações vindas de modelos já consagrados. Um bom exemplo é a coluna traseira, que conta com detalhes que remetem ao Range Rover Evoque, que digamos de passagem, caiu no gosto dos consumidores no mundo inteiro.
E já que estamos falando de “aparências”, outra coincidência (ou não) é a distância entre-eixos de 2,61m, que é a mesma do Honda HR-V. A largura e altura também são bastante semelhantes ao crossover da Honda. Isso por si só deixa claro quem é o principal alvo da marca com o Kicks. Já a arquitetura do carro é a mesma reforçada presente no Versa.
O interior do Kicks traz uma pitada de ousadia e modernidade. Temos uma tela multimídia de 7 polegadas, que conta com um quadro de instrumentos totalmente digital com 12 opções de configurações. Esse detalhe é exclusividade do segmento.
Entre os recursos eletrônicos que merecem destaque temos um sistema de visão em 360 graus. Isso só é possível graças ao uso de quatro câmeras: duas embaixo dos retrovisores externos, a frontal e a traseira. Além delas ainda há o sensor traseiro de obstáculos.
O preço da versão completa do modelo fica em R$ 89.990. E a briga já começa por aí. O valor é cerca de 10% mais baixo do que o HR-V topo de linha.
Por Denisson Soares
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