Mais uma novidade no segmento automotivo está começando a sacudir o mercado europeu, e logo estará aportando em nossos país. O novo C3 da Citroën promete bom sucesso comercial.
Em realidade, de acordo com os nossos especialistas, embora o título C3 nomeie os modelos que são comercializados na Europa, desde 2016, esta nova versão tem estrutura bem distinta daqueles. Conforme as fontes consultadas, o modelo europeu segue na linha de montagem que constitui a plataforma intitulada PF1, ao passo que as unidades brasileiras serão produzidas por meio do processo de arquitetura tipo CMP.
Esta produção, esta versão que constitui o C3 tem uma grande missão pela frente, nas concessionárias: concorrer com os grandes hatches compactos, incluindo, nesse rol de “inimigos”, os lançamentos da Volkswagen, com o Polo; da Fiat, com o Argo; da outra francesa, Renault, com o Sandero; da Toyota, com o Yaris; da Hyundai, com o HB20 e da Chevrolet, com o Onix.
Diante dessa lista de peso, o modelo C3 será produzido no Brasil e chegará ao mercado nacional por valores mais acessíveis e dentro de proposta mais utilitária, apresentando acessórios adicionais, aperfeiçoamentos em diversos itens, entre outros.
Está configurado em carcaça mais ampla. Na parte do entre eixos o veículo está medindo 2,54 metros (equivalente ao anterior 208), entretanto, a estrutura da carroceria está medindo, nesta edição, 3,98 metros, garantindo mais espaço e menos impostos, no caso do mercado de carros indiano. O novo porta-malas tem capacidade para 315 litros, sendo o mais amplo diante dos modelos na concorrência, embora esteja atrás do Sandero, nesse quesito.
Trata-se de um modelo com porte aventureiro e estilo urbano: assim, o C3 constitui um potente hatchback que combina, de forma inteligente e elegante, os elementos visuais do um SUV padrão, atendendo ao gosto dos consumidores. Está adornado de vincos mais robustos em seus para-lamas; a tampa do capô está mais alta e está munido de molduras em material plástico, de cor preta fosca, na saia que compõe a parte inferior do automóvel, proporcionando um tipo de acabamento que agrada aos olhos e tem a função de proteger a base do veículo do impacto em terrenos acidentados.
Em sua parte interna, embora alvo de críticas, o modelo não deixa a desejar em acessórios, novidades e design. As chamadas colunas A estão em posições mais verticais, nessa edição, e proporcionam a estrutura de um painel mais estreito, porém, eficiente, prático, resultando em melhor aproveitamento de todo o espaço interno.
Entre os itens que compõe a parte de dentro estão: a presença das saídas para ventilação, que estão vazadas em novo formato; o volante, nesta edição, é multifuncional; está equipado da central multimídia com tela de 10 polegadas, instalada no topo do painel; o pequeno painel que contém os botões do sistema ar-condicionado agora conta, também, com um suporte prático que tem função de manter seguro o cabo do carregador do smartphone.
Segundo nota dos representantes da companhia, o comércio do Citroën C3 está agendado para o primeiro trimestre do próximo ano, 2022. Em princípio, ele deverá ser fabricado apenas com um tipo de motorização, o 1.6, com 16 V, também presente na versão C4 Cactus. As versões equipadas de motor 1.0 Firefly, tipo aspirado, terão suas produções iniciadas mais adiante. Motor de tipo 1.3 aspirado e motor 1.0 turbo estão escalados para a próxima geração. Esta é uma das grandes estreias para o ano que se aproxima.
Por Paulo Henrique dos Santos
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