O novo ano de 2016 já se iniciou e junto com ele chegaram também os impostos obrigatórios. O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, chamando também de IPVA, é uma grande preocupação para muitos brasileiros nesses primeiros meses.
O IPVA é um imposto de competência dos Estados e do Distrito Federal, pois apenas eles têm poderes para instituí-lo. O referido imposto é cobrado anualmente, isto é, após a virada do ano. O único objetivo de cobrança do IPVA é o de arrecadação de fundos para o Estado.
O período para quitação à vista com desconto de 3% do valor ou então do pagamento da primeira parcela será do dia 13 de janeiro de 2016 a 19 de janeiro desse mesmo ano.
Os carros com final de placa 1 e 2 deverão realizar o pagamento único ou primeira parcela no dia 13 de janeiro, a segunda parcela no dia 15 de fevereiro e a terceira parcela no dia 15 de março.
As placas que terminarem com os números 3 e 4 deverão efetuar o primeiro pagamento ou único no dia 14 de janeiro, a segunda parcela no dia 16 de fevereiro e a terceira no dia 16 de março.
Placas com final 5 e 6 será necessário pagar no dia 15 de janeiro e os pagamentos dos meses subsequentes será no dia 17 de fevereiro e 17 de março.
Pessoas que tiverem placas 7 ou 8 como seu número final deverão pagar o imposto no dia 18 de janeiro e quem for parcelar pagará a segunda parcela no dia 18 de fevereiro e a terceira no dia 18 de março.
Por fim, placas com final 9 e 0 precisarão fazer o pagamento no dia 19 de janeiro e quem optar pelo parcelamento pagará a segunda parte no dia 19 de fevereiro e a terceira parte no dia 21 de março.
Para realizar a consulta do IPVA 2016 do Estado de Minas Gerais basta acessar o endereço eletrônico http://www.fazenda.mg.gov.br/empresas/impostos/ipva/. Lá tem todas as orientações para o contribuinte.
Paula Barretto Guerra
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?