O Google conseguiu ultrapassar mais uma fase para o seu propósito da criação de carros que são autônomos (sem utilizarem motoristas). Isso porque a agência de segurança nas estradas dos Estados Unidos vai considerar os computadores que farão o controle dos automóveis autônomos como motoristas.
Essa foi uma redefinição do órgão do governo federal e ajuda ao Google na sua empreitada. Por outro lado, a mesma agência de segurança que agora reinterpreta o termo do motorista nos veículos desse tipo também apontou para a rejeição de outras reivindicações do Google. Uma delas dá conta da falta de alguns itens de segurança, como o freio de mão, o qual a empresa da internet alega que esse tipo de exigência não se faz necessária, uma vez que o controlador eletrônico consegue parar os veículos sem a necessidade desse equipamento.
O órgão de segurança espera que o Google possa mostrar que esses padrões sejam de fatos desnecessários, mas isso ainda não aconteceu. Segundo o Google, os carros poderiam chegar aos consumidores em alguns anos e os órgãos reguladores federais querem ajudar nisso, mas a tecnologia ainda deve se provar que é mais segura.
Nesses últimos três meses, o Google enviou cartas para o NHTSA para que ele revisse as normas de segurança. Com isso, o trabalho seria facilitado para a criação de protótipos dos carros autônomos e os mesmos poderiam ser lançados com uma velocidade maior. Segundo o secretário de Transportes, Anthony Foxx, o governo quer ajudar a colocar os modelos sem motoristas o quanto antes nas estradas e, se fosse preciso, alguns regulamentos poderiam até ser dispensados para que isso ocorra.
O secretário apontou para a NHTSA que nos próximos seis meses deverão ser realizadas as orientações para as montadoras sobre o que todos esperam destes protótipos dos veículos sem motoristas. Além disso, neste período também deverão ser realizados testes para a certificação dos termos de segurança destes veículos autônomos.
Haverá também o desenvolvimento de políticas de modelo para que os estados possam seguir, caso queiram permitir que os carros desses modelos façam uso de suas vias públicas. Atualmente, os estados da Califórnia, Nevada e Flórida contam com seus regulamentos próprios.
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