A picape média chegou ao mercado com equipamentos novos, motor a diesel e preço mais agradável. A Ford Ranger é uma picape média concorrente direta de modelos como a Hilux da Toyota e a S10 da Chevrolet. As atualizações na linha Ranger 2018 trouxeram novidades nos acessórios e preços menores, que permitiram que a briga no mercado automobilístico se expandisse a picapes como Fiat Toro.
A Ford Ranger foi lançada no Brasil em meados da década de 90, em 1994. Desde então muitas mudanças aconteceram. De acordo com a Ford, a nova atualização da linha foi estudada por meses e o objetivo, além de tornar a picape mais competitiva no mercado, também foi fornecer aos consumidores equipamentos de qualidade, presentes em versões maiores a um preço mais acessível.
Até a versão passada, a Ford Ranger era comercializada apenas com tração em todas as rodas. Uma das grandes novidades na edição 2018 é a versão XLS 2.2 a diesel e tração 4×2. A mudança surgiu para permitir que a nova Ranger 2018 concorra diretamente com picapes menores, sejam elas com motor flex ou a álcool.
A Ranger 2018 apresenta as opções de cabine simples e cabine dubla. Todas as opções da picape possuem airbags para motorista, passageiro e airbags laterais, vidros e direção elétricos, ar-condicionado, piloto automático, controle de tração, regulador de altura no volante, assistente de bordo multimídia, sistema anticapotamento, seis marchas, faróis de neblina e piloto automático, além de sensor para estacionar e câmera de ré.
Além da já citada versão 4×2 turbodiesel, com preço de tabela em R$ 136.850, essa linha também conta com a Ranger 2.2 Diesel, com opção de tração 4×4 e câmbio manual de até 6 velocidades, custando R$ 148.850, e a opção 4×4 de câmbio automático, com preço de R$ 156.700.
O modelo ainda mais básico Ranger XLS 2.5 possui tração traseira e alcança 173 cavalos com diesel e 168 cavalos com gasolina, câmbio manual e está disponível por R$ 106.990.
A versão XLT 2.5 Flex, de mesma potência é equipada com capota marítima e rodas de liga leve, custa atualmente R$ 118.420.
A série Sportrac, disponível por R$ 162.990 foi fundamentada na versão XLS 2.2 a diesel, com tração nas quatro rodas. O design tem apelo esportivo, contendo aplicações no para-choque da frente, bancos bordados nos apoios para cabeça e adesivos na lateral do carro.
O consumo médio é de 8,4 Km/L na cidade e 10,4 km/L na estrada, também possui câmbio automático de até seis velocidades, freios ABS e 160 cavalos de potência.
A versão completa da Ranger 2018 é fornecida em dois modelos, um 2.5 Flex, com 173 cavalos de potência, quando abastecido a álcool e 168 cavalos utilizando gasolina. Esta versão possui tração traseira e marcha manual de cinco velocidades, sistema SYNC 3 e está disponível no mercado por R$ 126.490.
O modelo mais potente tem motor 3.2 Diesel, e chega a 200 cavalos, possui consumo médio de 8.5 km/L na cidade e pode fazer até 10,1 km/L na estrada. Com tração 4×4 esse modelo vai de 0 a 100 em menos de 13 segundos e atinge velocidade máxima de 170 km por hora. Esta versão Limited, comercializada por R$ 188.890 é fornecida apenas como cabine dupla e possui regulador elétrico no banco do motorista, navegador com tela de 8 polegadas, e sistema SYNC 3, compatível tanto com o Apple Car Play quanto com Android Auto.
As opções de cores incluem perolizadas, metálicas e uma cor sólida. As cores perolizadas aparecem como preto, azul, cinza e vermelho. As metálicas pratas vêm em duas tonalidades, e a cor sólida é a clássica branca.
Por Fabio Santos
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