Nova Renault Oroch 2023 – preço e características


Renault prepara lançamento da Nova Oroch 2023. Confira aqui mais detalhes sobre o carro.

A Renault, montadora francesa com bastante sucesso no mercado brasileiro de automóveis, divulgou recentemente a informação de que a repaginação da aguardada picape Oroch 2023 será oficialmente apresentada no dia 12 de abril, próxima terça-feira. Entre especulações e novidades confirmadas, sabe-se que a Oroch se afastará da Duster (que sofreu uma mudança visual bastante grande) e se chamará apenas “Renault Oroch”. E a outra grande novidade já confirmada é que a Oroch 2023 ganhará o propulsor 1.3 turbo flex com 170 cavalos de potência usando etanol e 162 cv fazendo uso de gasolina. Embora o torque não tenha sido revelado pela Renault, o mesmo propulsor, na Duster e no Captur, entrega até 27,5 kgfm. A montadora francesa confirmou também que a nova Oroch terá transmissão automática de CVT com oito velocidades.


A parte visual também foi renovada, embora não tenha sido divulgada oficialmente pela Renault. No final de março, a Oroch foi fotografada sem camuflagem no Porto de Paranaguá, no Paraná, e as imagens rapidamente circularam pelas redes sociais, acabando com o mistério guardado pela montadora francesa. As mudanças, porém, não foram tão grandes: o desenho da grade frontal segue o mesmo modelo da nova Duster e destaca o logo da Renault colocado ao centro, enquanto as rodas de liga leve ganham novo design, as laterais e lanternas serão escurecidas e o nome “Oroch” surge em letras garrafais na parte inferior da tampa traseira. Esse detalhe enfatiza a separação pretendida pela Renault entre a Duster e a Oroch, dando mais independência para a picape.


Depois de vazarem as imagens, a Renault divulgou alguns teasers mostrando mais detalhes da Oroch. A partir desses teasers, espera-se que a picape tenha um acabamento interior melhor, e conte com novos equipamentos, incluindo a central multimídia renovada. Especialistas detectaram, a partir do último teaser divulgado pela montadora francesa, que o console central também contará com novidades, incluindo ar condicionado digital automático, ainda que seja como opção. O volante, por sua vez, seguirá o mesmo da Duster.


Com relação à segurança, a Oroch terá apenas dois airbags, freios ABS, controles de estabilidade (novidade), assistente de partida em rampas e também de tração.


Na parte de motor, foi confirmado o novo 1.3 turbo e também o câmbio CVT Xtronic. Contudo, há especulações sobre essa motorização ser exclusiva das versões mais caras da picape. Versões de entrada como a PRO e a Intense provavelmente seguirão com o já consagrado motor 1.6, alcançando os 120 cavalos de potência e contando com 16,2 kgfm de torque. Nessas versões, acredita-se que o câmbio será manual, contando com até 5 velocidades. Na Argentina, a Oroch possuirá sistema de tração integral, porém, não temos ainda a informação se a versão brasileira também terá esse sistema.

As atualizações, principalmente na parte de motorização, pelas quais passou a Oroch, garantem uma boa briga entre a picape da Renault e rivais como, por exemplo, a Fiat Strada. Isso porque o modelo da Fiat, embora conte também com câmbio CVT, possui motor 1.3, que entrega até 107 cavalos de potência. A Oroch, dessa forma, pode sair na frente e conquistar os motoristas brasileiros. Porém, a Renault ainda não divulgou um detalhe muito importante sobre a picape: o preço. Somente após a divulgação dos valores é que os consumidores brasileiros poderão ter uma noção exata se vale a pena abandonar a Strada, picape líder de vendas no mercado brasileiro, e apostar na renovação da Oroch oferecida pela Renault.

Pelo que sabemos até agora, a parte de design passará por poucas mudanças, enquanto a motorização parece ser mesmo a grande aposta da Renault para Oroch 2023. No dia 12 de abril teremos os demais detalhes sobre o modelo. Vale a pena ficar ligado.


Sabrina Ferraz Fraccari


Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.