Novo Volkswagen-JAC E10X é carro elétrico de baixo custo



A oferta de carros elétricos cresce lentamente, e a JAC quer se tornar uma protagonista.

A empresa chinesa já tem três modelos elétricos à venda em nosso país; antes do final do ano chegarão mais dois. Em seu catálogo está o JAC e10x, o carro elétrico mais barato do país.

A JAC é uma fabricante chinesa que colabora com a Volkswagen há muito tempo, por isso ambos criaram uma marca chamada Sihao ou Sol, a primeira palavra que comentam que pode ser traduzida como "desejo de ser claro" enquanto a segunda parece admiração pelo mundo Hispânico, o significado é "sol", por isso pode se referir ao império do sol.



Já o JAC E10X é um subcompacto de abordagem totalmente urbana. Seu tamanho é de apenas 3,69 metros , ou seja, apenas alguns centímetros mais curto do que um Grand i10 . Tem capacidade para cinco passageiros e os seus números de desempenho deixam claro que se trata de um veículo concebido para o trânsito intenso.

Possui um motor elétrico de ímã permanente, capaz de gerar 67 hp e 158 lb-ft . Tem a vantagem de ser um pequeno motor alimentado por uma bateria de íon-lítio relativamente grande, com capacidade de 41 kWh . A marca promete autonomia de 320 quilômetros no modo Urbano, embora possa ser estendida para 400 quilômetros no modo Longo Alcance, o que limita sua velocidade máxima a 60 km / h.



A JAC redesenhou o interior deste modelo, continuando a abordagem minimalista mas marcante que é bastante presente nos carros elétricos, contendo um console central de dois níveis para deixar alguns objetos, e uma base sem fio para deixar o smartphone. Na frente, possui duas telas, uma para o controle do carro e outra para o sistema multimídia, incluindo controle de cruzeiro e ar condicionado.

Leia também:  Tesla Motors - Empresa Revoluciona Mercado dos Carros Elétricos

O melhor de tudo sem dúvida é o seu sistema elétrico. O motor não é muito potente, 45 kW (61 cv), mas o suficiente para se mover livremente em seu habitat natural, a cidade. A bateria é a principal protagonista. Um pack de LiFePO4 de 30 kWh , que lhe permite viajar de acordo com o fabricante 302 km no ciclo NEDC, o que indicaria que no WLTP seriam cerca de 260 km.

Isso o colocaria na mesma categoria do SEAT Mii, Volkswagen e-Up e Skoda Citigo, que, como muitos sabem, possuem uma bateria de lítio muito mais cara e menos durável. Uma bateria que não oferece muitas vantagens em termos de peso, já que vemos que a diferença entre os modelos JAC e Volkswagen é de apenas 25 quilos.

Graças ao uso desta bateria barata, e à produção na China, a JAC conseguiu colocar um preço mais em conta em um modelo que vai começar entre R$ 39.500 a R$ 63.200,

Características técnicas do JAC-VW E10X:

  • Comprimento : 3.650 mm

  • Distância entre eixos : 2.390 mm

  • Largura : 1.670 mm

  • Altura : 1.540 mm

  • Peso total : 1.555 kg

  • Peso vazio : 1.180 kg

  • Especificações do pneu : 165 / 65R14

  • Número de assentos : 5

  • Motor : 45 kW

  • Velocidade máxima : 102 km / h

  • Alcance : 302 km (NEDC)

  • Consumo : 11,7 kWh / 100 km (NEDC)

  • Capacidade da bateria : 30 kWh

  • Peso da bateria : 240 kg

  • Densidade de energia da bateria : 126,68 Wh / kg

O mercado de carros elétricos no Brasil é muito pequeno, mas é maravilhoso saber que existem cada vez mais opções e novos pontos de recarga. A JAC quer acelerar o ritmo desse mercado no país com opções de baixo custo , em uma categoria que poucos fabricantes decidiram se aventurar em nosso país.

Leia também:  GM anuncia que não fará mais Carros Sem Airbag

Gostou das novidades do carro elétrico mais barato do momento? Compartilhe em suas redes!

Próximo Post

Não há mais posts

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *