Carro parado é prejuízo na certa: quais cuidados tomar?



Em um cotidiano corrido, o carro é um grande aliado para que possamos nos deslocar com maior praticidade. No entanto, com o avanço da pandemia do COVID-19, a maioria das pessoas passou a deixar os seus automóveis de lado temporariamente, visto que a determinação de isolamento social diminui o uso do mesmo.

Essa situação gera uma preocupação sobre o funcionamento do veículo, pois se ele ficar parado por muito tempo pode vir a apresentar problemas no futuro. Para que isso não aconteça, é recomendado tomar alguns cuidados simples, mas que fazem toda a diferença.



Quer garantir o bom funcionamento do seu carro e evitar prejuízos? Confira, abaixo, o que você deve fazer!

Confira se o ar-condicionado está ligado

Precisa voltar a usar o seu carro depois de um tempo parado? Em primeiro lugar, confira como está o ar-condicionado. Isso porque, muitas vezes é comum que as pessoas desliguem o automóvel, mas mantenham esse equipamento ligado.



Assim sendo, caso o ar-condicionado esteja ligado é preciso desligá-lo, uma vez que depois de dar a partida o ar acaba fazendo com que a temperatura do motor demore mais tempo para ser alcançada. Outro problema é a sobrecarga da bateria. O ideal é que essa função seja acionada somente após o motor atingir a sua temperatura de trabalho.

Observe o estado dos pneus

Pneus carecas ou murchos são um grande perigo, pois podem facilitar a ocorrência de acidentes. Diante disso, é fundamental observar qual é o estado dos pneus antes de sair para a rua de novo.

Indica-se aumentar a calibragem dos pneus entre 20% a 30% acima do normal. Ao fazer isso, a tendência é que leve mais tempo para que a pressão seja diminuída, o que também retarda o impacto e deformação do material na superfície que está em contato com o piso.

Leia também:  Ford deve relançar Bronco e Ranger no EUA

Verifique o óleo do motor

Com o passar do tempo, é normal que o óleo do motor do carro decante e adquira um aspecto coalhado, perdendo a sua eficácia e finalidade. Quando isso acontece, se o veículo for ligado sem os devidos cuidados, o motor e demais peças serão desgastadas com facilidade.

Vale ressaltar que o óleo tem um prazo de validade, tendo que ser trocado de forma regular para que o carro funcione adequadamente. Antes de sair por aí, verifique como está o óleo do motor e não hesite em trocá-lo.

Cheque os limpadores do para-brisa

Muitos motoristas não se atentam para esse detalhe, mas trata-se de um ponto importante. O não uso do carro por muitos dias pode fazer com que a borracha do para-brisa comece e derreter e até mesmo a grudar.

Para não ter que desembolsar dinheiro para comprar novos equipamentos, é recomendado remover os limpadores e os guardar cuidadosamente, ou afastá-los do vidro do veículo. Todavia, caso você não tenha feito isso e agora viu que a borracha realmente ressecou, troque o item o quanto antes.

Cubra o carro com uma capa

Por mais limpa que seja a sua garagem, após alguns dias a poeira vai se acumular na superfície do seu carro, o que pode desde arranhar a pintura até prejudicar o funcionamento das peças interiores do automóvel.

Sendo assim, utilize uma capa automotiva que seja feita de algodão macio. Não é indicado usar capas de plástico, já que esse material pode arranhar a lateria do carro ao entrar em contato com o resto de pó que normalmente sobre após uma lavagem.

Viu só como é fácil cuidar do seu veículo? Com essas dicas você não só assegura o bom estado do automóvel, como também garante a sua segurança, pois a manutenção é essencial para evitar acidentes.

Leia também:  Kia Sportage 2018 - Ficha Técnica, Especificações

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *