CNH Social – Como Funciona o Programa



  

Confira aqui como funciona a CNH Social.

O projeto Primeira Habilitação para o Transporte, também conhecido como CNH Social, é um dos programas de benefício de grande sucesso atualmente. O mesmo tem por objetivo oferecer a oportunidade de obter a Carteira Nacional de Habitação, a CNH, categoria B, de forma gratuita por parte de jovens de baixa renda. O objetivo deste programa é ampliar as chances dos jovens ingressarem no mercado de trabalho e, dessa forma, ganhando uma qualificação essencial para aqueles que desejam atuar no mercado de trabalho relacionado ao setor de transporte.

A CNH Social é totalmente financiada pelo SEST SENAT. Com isso, os selecionados para o programa não terão nenhum tipo de custo. E, em 2016, o SEST SENAT está com milhares de vagas abertas em diversas cidades do país.

Um detalhe importante é que alguns pré-requisitos são obrigatórios para que o interessado possa participar do programa. Dessa forma, é necessário possuir idade entre 18 e 27 anos completos até a data de inscrição, o candidato deve comprovar que sua renda individual é de até três salários mínimos, além disso, é preciso saber ler e escrever.

Os interessados em participar do programa podem fazer suas respectivas inscrições de forma presencial através de uma unidade do SEST SENAT em sua cidade. Além disso, vale ressaltar que também é possível fazer a inscrição através de unidades do DETRAN ou até mesmo por meio de Centros de Formação de Condutores e clínicas médicas devidamente autorizadas.





Após a inscrição, o programa irá fazer uma seleção dos candidatos. É importante destacar que, segundo edital oficial, as convocações serão realizadas exclusivamente por meio da Internet. Ou seja, o candidato irá receber um email do SEST SENAT informando que foi selecionado para o programa CNH Social. É preciso verificar a caixa de entrada de seu email, bem como a lixeira, pois a mensagem pode ser encarada como spam pelo seu servidor. Depois de selecionado, o candidato deverá selecionar e apresentar os seguintes documentos junto ao SEST SENAT: carteira de identidade, comprovante de renda, comprovante de residência e CNH, caso o interesse do candidato seja a mudança de categoria. Devem ser apresentadas cópias legíveis e originais dos documentos citados.

Irá receber a CNH de forma gratuita, todos os candidatos selecionados que forem aprovados em um curso de qualificação visando à primeira habilitação. Tal curso possui duração de 30 horas. Em caso de reprovação, ainda é possível fazer um exame final totalmente custeado pelo SEST SENAT.

Mais detalhes são encontrados no site oficial do SEST SENAT na página do programa.

Por Bruno Henrique



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *