Teste do LatinNCAP compara Proteção do Fiat Palio e Peugeot 208



  

Testes de Colisão revelam que modelo da Fiat possui melhor proteção lateral que o carro da Peugeot.

O LatinNCAP tem, a partir deste ano, critérios mais exigentes nos testes de colisão feitos em alguns países da América do Sul – isso inclui o Brasil.

A nova avaliação consiste no teste já existente, de colisão principal, que é o impacto frontal a 64 km/h e nos novos critérios, que trazem testes universais de colisão lateral, de colisão lateral contra poste e controle eletrônico de estabilidade instalado.

O teste universal de colisão lateral era feito de forma esporádica e agora é obrigatório. Os testes incluiram os bonecos de testes infantis no banco traseiro – até então estes bonecos eram inclusos apenas em testes de impacto frontal.

O teste de colisão lateral contra poste tem o veículo arremessado contra uma coluna, na velocidade de 29km/h. E o controle de estabilidade é uma avaliação para verificar se o sistema funciona satisfatoriamente.

Com o teste de impacto lateral mais rigoroso, o LatinNCAP divulgou uma das avaliações mais recentes, entre o Fiat Palio e o Peugeot 208. Curioso para saber quem levou a melhor?

Fiat Palio tem melhor proteção lateral que o Peugeot 208, mostra LatinNCAP

No comparativo dos testes entre o Peugeot 208 e o Fiat Palio, foi observada uma intrusão maior no 208, em sua cabine. Já o Palio possui barras de impacto lateral em suas portas, concluiu-se dessa forma que o Palio é desenvolvido para que proporcione mais proteção em impactos laterais.





O Equador é o único país que atualmente exige a proteção lateral, nenhum outro país da América Latina possui essa obrigatoriedade e ainda são poucos os países que exigem que a proteção lateral seja obrigatória a médio prazo. Há que se considerar a sua importância, já que esses impactos [laterais] são um alto risco para quem está no veículo.

Por que a comparação entre o Palio e o 208

A escolha pelo dois modelos foi devido ao fato deles pertencerem a um segmento bastante concorrido: o de hatches compactos. O 208 tem a seu favor o fato de ter uma plataforma global produzida aqui no país e o Palio já foi o carro mais vendido.

Posição do Latin NCAP

Foi feita por parte da LatinNCAP, uma solicitação para que os governos dos países latino-americanos providenciem, tão breve quanto possível, que as proteções (lateral e frontal) e o controle de estabilidade sejam obrigatórios.

Na Europa, a proteção contra impacto lateral já é obrigatória há mais de 20 anos, isso só vem reforçar a ideia de que os países da América Latina estão atrasados com relação a manter os passageiros de verículos um pouco mais seguros. De acordo com o LatinNCAP, esse é um “padrão mínimo de proteção”.

Elma de Fátima Morales Jacinto 



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *