AMZ Grimsel – Carro Elétrico criado por Estudantes quebre Recorde de Aceleração



  

Projeto foi criado pelos alunos para competir na \”Formula Student\”, competição entre universidades.

Muito já se discutiu sobre o futuro dos automóveis no que se refere aos movidos pela eletricidade. Indo além da consciência ecológica e ambiental, uma vez que estes não emitem poluentes na natureza, eles se mostraram muito eficientes no que diz respeito ao motor, com condução silenciosa, custos menores em manutenção e combustível, além de menos impostos e incentivos fiscais.

Agora, pode-se adicionar outro aspecto importante a essa lista de superações dele em relação aos carros tradicionais. Trinta alunos do Academic Motorsports Club Zurich (AMZ) provaram isso ao publicarem um vídeo mostrando um carro elétrico de corrida, apelidado por eles de Grimsel, acelerando dos zero a 100 quilômetros por hora num tempo de 1,513 segundos e percorrendo uma distância de 30 metros, estabelecendo assim um novo recorde mundial de aceleração em um curto espaço de tempo.

Até então, a marca era de 1,779 segundos, conquistada em 2015, por um outro carro elétrico que havia sido desenvolvido em Stuttgart, na University of Stuttgart.

Conforme divulgação, a equipe de alunos de Zurique criou o carro para a “Formula Student”, uma competição entre universidades em que os participantes precisam conceituar, desenhar e fabricar um veículo no formato dos apresentados na Fórmula 1. Não há intervenções profissionais nestes projetos, ou seja, ele é todo gerido e realizado pelos alunos.

Talvez este seja um dos fatos mais intrigantes, uma vez que normalmente se espera que grandes montadoras estejam por trás destes protótipos. Porém, os estudantes da ETH Zurich e da Lucerne University of Applied Sciences and Arts desenvolveram o projeto durante um curto período de um ano e já colecionam cinco veículos elétricos projetados pelo grupo.





Com novos padrões, sistema de direção elétrica excelente e com a combinação de materiais mais leves do que aqueles já usados até hoje, bem com utilização de fibra de carbono, o Grimsel foi finalizado pesando apenas 168 kg. Para comparação, o carro considerado mais leve é o Atom, da Ariel, pesando 520 quilos.

Além disso, o carro conta com tração nas quatro rodas. Para aliar a tecnologia a isso, um computador de bordo foi instalado e aplica o controle de tração para cada roda de forma individual, aumentando a perfomance do veículo na acelaração final. Ainda, o carro tem um conjunto de quatro motores elétricos que são capazes de gerar 200 hp e torque de 1700 Nm.

Ficou curioso para saber mais? Pois veja o vídeo abaixo. Vale como inspiração para o futuro que nos aguarda em relação aos carros movidos à eletricidade.

Kellen Kunz



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *