WITBox – Aparelho funciona como Caixa Preta de Carros



  

Dispositivo permite o armazenamento de informações de veículos automotores.

A cada dia que passa o setor automotivo agrega mais tecnologia nos veículos automotores, afim de aperfeiçoar os itens de seguranças dos carros que são lançados no mercado. É nessa perspectiva que um conjunto de estudantes da cidade de Joinville, no estado de Santa Catarina, desenvolveu mais uma inovação. Esta inovação nada mais é do que um dispositivo que tem o funcionamento muito similar ao das conhecidas caixas pretas das aeronaves, no caso da invenção deles, o dispositivo funciona como uma espécie de caixa preta, porém, para veículos automotores, a qual funciona por meio de uma conexão a um aplicativo de smartphone.

Através da utilização deste equipamento, os proprietários de veículos automotores conseguem acessar diversos dados relacionados aos veículos. Este dispositivo inovador foi batizado pelos estudantes com o nome de WITBox, sendo que quando em funcionamento, conectado ao smartphone e por meio da utilização de internet Wi-Fi, os proprietários dos veículos conseguem obter dados relevantes tais como o estado do sistema de freios do carro, velocidade, frenagem, pressão do acelerador, rotação do propulsor, erros do computador de bordo, bem como a geolocalização atualizada.

Para oferecer maior segurança, toda a rede é criptografada, porém, o sistema desta inovação possui algumas limitações, haja vista que a porta OBD-ll só pode ser utilizada e só está configurada para funcionar em veículos com ano de fabricação acima de 2012, mesmo tendo sido padronizada no país no ano de 2010.





Em breve, os criadores dessa inovação têm planos de inserir a função gráfico do tipo 3D do veículo, a fim de reproduzir informações a respeito de capotamento com quantidade de vezes, quando ocorreu o acidente, obstáculos, bem como colisão. A funcionalidade dessa criação é tão grande que é possível fazer o monitoramento até mesmo de outros condutores, fator este que contribuiria sobremaneira com as empresas que possuem frotas ou para as seguradoras no caso em que ocorra furto ou roubo.

Essa grande invenção foi criada pelos estudantes Alexandre Viebrantz, Eduardo Garcia e Lucas Casagrande, a fim de contribuir com os proprietários de veículos automotores e seguradoras. Esta inovação permitiu ao grupo de estudantes uma vaga em um concurso nacional de tecnologia, caso eles consigam vencê-lo garantiram o passaporte para participar da final deste evento nos Estados Unidos. Inicialmente a expectativa dos desenvolvedores é de que o WITBox comece a ser disponibilizado no mercado nacional a partir do ano de 2018.

Por Adriano Oliveira



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *